quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

29ª S. Silvestre de Avis

No último dia de 2011 realizou-se a S. Silvestre de Avis. Uma prova que já conta com 29 edições, sendo assim uma das mais antigas S. Silvestres do país!

A prova foi organizada pelo Centro Cultural de Figueira e Barros e pelo município de Avis e contou com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

A prova foi dividida por escalões desde os Benjamins até aos Veteranos. No conjunto das provas de absolutos femininos (3000m) e absolutos masculinos (6000m) concluíram 105 atletas, sendo 23 do sexo feminino.


Foi a primeira vez que participei nesta prova, por isso não conhecia minimamente o percurso nem tive tempo de ir dar uma volta de reconhecimento quando lá cheguei. Como também estava meio constipado e com umas dores abdominais ainda estive para não alinhar à partida, mas a vontade de correr foi maior e então lá me coloquei no fundo do pelotão aguardando o tiro...

Equipa masculina ACP: Albuquerque, eu, Costa, Sérgio, André, João Carlos, Emílio.

 A minha ideia era fazer uma média à volta dos 4'/km, gerir bem o esforço e chegar confortável ao final. Soa o tiro e lá vamos nós...

Arranco e logo os primeiros metros, mesmo à minha frente vejo um atleta já caído no chão. Consegui desviar-me a tempo e ele também se protegeu bem... Vá lá que não se passou mais nada de grave.

Continuei, tentei acelerar e encontrar um bom ritmo. Segui atrás do Sérgio na parte inicial, o terreno ajudava e fizemos o 1º km em 3m38s.

Na 1ª volta, numa das subidas...

A partir daqui meti o ritmo nas pernas, afinei a passada e fiz os restantes km sempre em cima dos 4min/km.

Na subida antes da meta...

Senti-me bem durante toda a prova, não perdi a força nas subidas, mas sinto que poderia ter dado um pouco mais... Mas isso sinto quase sempre após terminar as provas e nos dias a seguir, mas durante a prova é que são elas...

Fiz 5,35km registados pelo GPS em 21m12s, a uma média de 3:58 min/km. Fui 60º de 82 na classificação absoluta e 24º de 26 nos seniores masculinos.

Apesar da classificação não ter sido tão boa quanto esperava, fiquei contente pela minha prova. Consegui acabar com uma média abaixo dos 4min/km o que me deixa satisfeito!

Com o contributo dos vários atletas presentes o ACP assegurou o 5º lugar na classificação colectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário